A matrícula digital 2021 é uma inovação para muitos pais e responsáveis que precisam matricular seus filhos nas escolas da rede municipal ou pública, tudo isso sem ter que enfrentar longas filas para conseguir inscrever seu filho em uma escola em particular.
Desenvolvido para facilitar o processo, os pais ainda irão precisar ir até o colégio, mas somente para levar os documentos necessários, sendo que o trabalho de garantir a vaga do aluno já será feito por meio da pré matrícula digital.
Tem dúvidas sobre como isso funciona? Veja aqui demais informações, quais são os documentos necessários e demais questões importantes.
Matrícula Digital 2021: Leia mais aqui
Ela é realizada de forma simples e rápida, pela internet, como prometido pelo seu próprio nome já sugere, veja abaixo o passo a passo explicativo, no caso, no estado do Rio de Janeiro:
-
Acesse o site oficial, que é http://www.matriculafacil.rj.gov.br/;
-
Agora, clique em “Faça sua inscrição”;
-
Dessa forma, preencha o nome do candidato, o nome da mãe do mesmo, data de nascimento e então clique em “Continuar”.
Agora, será preciso verificar quais são as escolas mais perto de você que possuem vagas disponíveis, se são as suas principais escolhas e demais possibilidades. Fique atento na hora de preencher demais vagas.
Além disso, você deve realizar a procura pelas vagas no site da Matrícula Digital de sua região, é por lá que você poderá ter acesso a quais são as vagas correspondentes a sua cidade, e até mesmo, aquelas escolas mais perto de você.
Lembre-se que depois que sua pré matrícula for aceita, será necessário ir até o colégio de sua escolha portando todos os documentos necessários, somente assim sua matrícula será finalizada, garantindo a candidatura do aluno interessado em determinada instituição.
Por isso, ficar de olho nas datas de inscrição é tão importante.
Documentos necessários
Muitos dos documentos podem mudar de estado para estado, porém, no geral costumam ser os seguintes:
-
Histórico escolar do aluno em questão;
-
Ficha preenchida com todos os dados requisitados no site em que a pré inscrição foi realizada;
-
CPF e RG do aluno;
-
CPF e RG dos pais ou dos responsáveis.
São documentos básicos do dia a dia, por isso, caso não tenha algum deles, é necessário correr o quanto antes para garantir os mesmos, sendo que são requisitados não somente para matrícula escolar, mas também demais possibilidades de cadastramentos no Brasil.
Vale lembrar que essa matrícula digital também pode ser utilizada para quem tem interesse em garantir uma vaga no sistema de ensino do EJA, finalizando assim os estudos depois de adulto.
Esse sistema surgiu para facilitar a vida de demais pessoas, economizando dinheiro e idas desnecessárias até instituições de ensino, além do mais, serve também para quem precisa realizar a transferência da criança de uma escola para a outra, sendo a maioria das consultas realizadas de forma online e sem demais custos.
Vale a pena lembrar que alunos que já estão cadastrados em um colégio e tem o interesse de permanecer no mesmo, não precisam passar pelo procedimento de matrícula, o sistema executa a ação de forma automática.