Por conta da pandemia gerada pelo vírus covid-19 as principais capitais carnavalescas optaram pelo adiamento do carnaval de 2021. A festa que normalmente é celebrada em fevereiro ou março ficou com a data estabelecida para o mês de julho, isso se até lá já for disponibilizada a vacina contra o vírus.
Pode parecer para alguns que o Carnaval se trata apenas da uma festa superficial, mas a sua realidade é outra. A festa gera diversos empregos e interfere diretamente na economia das cidades, além de ser uma peça fundamental da cultura de nosso país. Para as pessoas que passam meses organizando os preparativos para o desfile, finalizando cada detalhe, elaborando cada coreografia, seja qual for a área, quem participa acaba se tornando parte daquilo. Todos ligados pelo sentimento de alegria, celebrando o que há de melhor em nossa cultura e mostrado ao mundo um pouco da nossa diversidade.
O carnaval do Rio em 2019 atraiu cerca de 1 milhão e meio de turistas e durante os dias da festa a demanda de hotelaria chega a dobrar em comparação a outras épocas do ano. A cidade é beneficiada com essa grande quantidade de pessoas consumindo em lojas e estabelecimentos locais, assim, fortalecendo o turismo que é fundamental para a cidade.
Carnaval de Salvador:
Com um dos carnavais mais conhecidos do país, Salvador não fica de fora e já estabelece data para a festa em 2021. Entre os dias 8 e 11 de julho.
Entretanto, enquanto a vacina do vírus ainda não estiver ao nosso alcance, tudo isso se trata apenas de suposições referente ao evento. Por questões de segurança pública nada será realizado sem distribuição da vacina em todo o país. Mediante a isso alguns camarotes já disponibilizaram a opção de ressarcimento do valor do ingresso ou a transferência do ingresso de 2021 para o de 2022.
A festa teve origem no Brasil por volta do século XVII, com forte influência dos colonizadores.
Carnaval de São Paulo:
Em acordo com o Carnaval de Salvador, São Paulo decretou que os desfiles também serão realizados entre os dias 8 e 11 de julho. Todo o cuidado é necessário para que não ocorra nada desastroso que afete o bem estar das pessoas.
Carnaval do Rio de Janeiro:
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decretou as datas de realização do carnaval. Tendo como objetivo realizar o desfile entre os dias 9 e 10 de julho, enquanto o grupo especial ficou com data para 11 e 12 de julho. A apuração para a escola campeã ficou para o dia 14 e se tudo for conforme esperado dia 17 terá o desfile da campeã.
É difícil imaginar o Rio de Janeiro sem imaginar o carnaval logo em seguida. Esse evento atrai turistas do mundo inteiro e tem forte influência na vida dos cariocas. Gerando fonte de renda para muitos, o carnaval já está enraizado e faz parte da cultura do Brasil, em meio a pandemia só nos resta ter esperança na eficácia da vacina e que todos os prazos possam ser cumpridos com a segurança necessária para a melhor experiência possível neste carnaval de 2021.